domingo, 28 de março de 2010

A Roda do Ano Pagã


SABBATS


No passado, quando as pessoas viviam em conjunto com a natureza, o passar das estações e os ciclos lunares da lua tinham um profundo impacto em cerimônias religiosas. Por ser a Lua vista como um símbolo da Deusa, cerimônias de adoração e magia aconteciam sob sua luz. A chegada do inverno, as primeiras atividades da primavera, o quente verão e a entrada do outono também eram marcadas por rituais.

O calendário religioso Wiccano possui treze celebrações de Lua Cheia e oito Sabbath ou dias de poder.

Quatro desses dias(ou melhor noites) são determinados pelos solstícios e equinócios, o início astronômico das estações.

Os outros quatro rituais baseiam-se em antigos festivais folclóricos. Os rituais estruturam e adernam o ano Wiccano, além de nos lembrar do infinito ciclo que perdurará muito depois que partimos. Os Sabbaths nos contam uma estórias da Deusa e do Deus de sua relação e de seus efeitos sobre a fertilidade da Terra. Muitas são as variações destes mitos.

Os Sabbaths tem datas parecidas com as comemorações cristãs, mais não significa que a Wicca "copiou" o cristianismo, já que a Wicca é uma religião pré-cristã.

Abaixo segue uma tabela básica sobre as datas de nossos Sabbats. Muitos preferem comemorar pelo Hemisfério norte, outros pelo sul.

Só um detalhe, os Sabbats são datas festivas, comemore-os com alegria, como a festa que são. Se errar...pare...ria e comece tudo de novo. O segredo esta em realizá-los com o coração aberto.


Samhain - NORTE: 31 de Outubro.... SUL: 30 de Abril

Yule - NORTE: 21 deDezembro.... SUL: 21 de Junho

Imbolg - NORTE: 1º de Fevereiro.... SUL:1º de Agosto

Equinócio da Primavera - NORTE: 21 de Março ....SUL: 21 de Setembro

Beltane - NORTE: 1º de Maio.... SUL: 1º de Novembro

Midsummer - NORTE: 21 de Junho.... SUL: 21 de Dezembro

Lughnasadh - NORTE: 1º de Agosto.... SUL: 1º de Fevereiro

Mabon - NORTE: 21 de Setembro.... SUL: 21 de Março


SABBATS

0 comentários: