segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Que é Paganismo? E Qual a relação da Bruxaria com o Paganismo.


Paganismo é o nome dado às práticas dos povos pagãos.

A palavra pagão vem do latim paganus, que significa “morador do campo, que vive no/do campo”. Essa atribuição foi dada pela Igreja Católica para identificar aqueles que ainda moravam no campo.

Essas pessoas dependiam do cultivo da terra para a sua sobrevivência, e por esse motivo celebravam as épocas das colheitas, com mitos envolvendo cada lugar ou cultura. Seu cotidiano não estava desvinculado de sua religiosidade.


Assim, a Terra, para eles, era sagrada, e diversas celebrações da Natureza marcavam tais povos. Por esse motivo os pagãos foram identificados como sendo o nome dado àqueles que ainda praticavam a Antiga Religião. Ou seja, que não eram católicos ou batisados, mas o significado literal do termo não comprova como a definição vai muito além disso.
Qual a relação entre Bruxaria e Paganismo?

A Bruxaria engloba um conjunto de crenças pagãs. Como já foi visto, o paganismo é o nome dado às práticas ligadas à sacralidade da Terra. Assim é com as Bruxas.

As bruxas e bruxos observam os ciclos da Natureza e buscam uma compreensão maior “daquilo que não pode ser dito”, que é a essência de todas as coisas. Dessa forma, aprendemos como agradecer por tudo o que a Natureza nos oferece, e a melhor forma de fazer isso é através das celebrações.

0 comentários: